20/06/2016

{Resenha} O Caçador de Pipas


O Caçador de Pipas é um livro escrito por Khaled Hosseini, publicado no Brasil pela Editora Globo.

O livro é narrado por Amir, um garoto afegão, que vive com o seu pai, um homem rico e importante.

Desde a infância, Amir tem como melhor amigo o filho de um dos seus empregados, Hassan. Ele e Hassan são inseparáveis, fazem tudo juntos. Muitas vezes, Amir faz brincadeiras crueis com o amigo, porém Hassan nunca se importa e continua sempre leal ao seu patrão e melhor amigo.

Um dia, durante um passeio, os dois amigos encontram três garotos malvados que ameaçam bater em Amir, porém Hassan o defende e os garotos juram vingança.


Essa vingança não demora muito, em um momento em que Hassan está sozinho os garotos aparecem e abusam sexualmente dele. Quando isso acontece, Amir está escondido vendo tudo e, por medo e até um pouco de egoísmo, não faz nada para defender o amigo.

Depois disso, tudo muda. Amir começa a se sentir culpado pelo que aconteceu com Hassan e passa a afastá-lo cada vez mais, até que por fim, faz uma coisa horrível, que consegue afastar Hassan de vez.
O que ele não sabe é que esse segredo e essa culpa ainda irá persegui-lo por muitos anos.


Esse livro me despertou muitas emoções e eu nem sei como fazer essa resenha.

O livro é todo narrado em primeira pessoa, pela perspectiva do Amir. A narrativa é bem fluida e o enredo é muito instigante, não dá pra terminar um capítulo sem querer desesperadamente começar o próximo.

Os personagens principais me cativaram demais. O Hassan é aquele tipo de ser humano raríssimo que não tem uma gota de maldade no coração, acontecem tantas coisas com ele e ele ainda continua sendo super leal e bondoso. A minha relação com o Amir foi literalmente de amor e ódio, às vezes, eu tinha vontade de entrar no livro só pra dar uns bons tapas nele, mas, ao mesmo tempo, não dava para odiá-lo totalmente quando ele também tinha seus problemas e conflitos.


E a história é maravilhosa, triste e linda ao mesmo tempo. Nos ensina muito sobre a vida, amizade, lealdade, tudo permeado com aquela inocência de criança. Além disso, tem todo aquele contexto dos conflitos e guerras no Afeganistão, a condição de vida das pessoas, o preconceito, etc, o que deixa o livro muito mais rico.

Eu amei demais essa leitura, fico me perguntando porque eu passei tanto tempo para ler.

Enfim, recomendo muito!

Nota:

Vocês já leram esse livro? Comentem aqui comigo, ainda tô de ressaca literária hehe'
Beijos e até a próxima!

Nos acompanhe também nas Redes Sociais:
 Instagram - Twitter - Skoob - Facebook - Pinterest 

Postado por Ellem Barboza

Pernambucana, cristã, leitora compulsiva, viciada em música e colecionadora de primaveras e sonhos.



7 comentários

  1. Eu tinha visto o trailer do filme, achei a história linda e parece ser bem emocionante! amei as fotos!! arrasandoo!!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. realmente muito lindo e gostei tbm do filme
    bjs
    inté

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ellen!
    Primeiro: que layout lindo!!! Tô encantada com tamanho bom gosto. ❥
    Parabéns por essa mudança.
    Segundo: esse livro tá na minha lista de leitura. É praticamente um clássico, né?
    Gostei muito da tua resenha. Eu até entendo um pouco você, porque quando uma leitura mexe muito comigo, eu não consigo escrever sobre isso. Vai entender...
    Ah! Já assisti ao filme e gostei bastante.

    Um beijo grande,
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
  4. Que linda resenha e que livro lindooo! Ainda não li, mas está na minha lista.
    Não poderia deixar de falar do blog, é muito lindo! Conquistou mais uma seguidora, hehe. Também tenho um blog literário, se se interessar, participa!
    Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li
    Bjão.

    ResponderExcluir
  5. Oiee Ellem, tudo bom? Adorei a resenha! Eu já li um livro do autor, O Silêncio das Montanhas, que entrou para os meus favoritos. O Caçador de Pipas parece ser tãaao bom, e emocionante... com certeza na lista de "quero ler".
    Beijão!
    Gaby
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca me senti tão mal lendo um livro, a história é muito bem escrita, o autor é fantástico, mas esse é um livro que não recomendo, nunca recomendei. pois geralmente leio para me distrair e com essa leitura não foi o que aconteceu..
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Ellem!
    Esse livro me deixou com uma bela 'ressaca literária'. Quando o peguei para ler não tinha noção da profundidade da história e dos personagens. Já assisti o filme também e quando assisti consegui reviver tudo o que senti quando li o livro. Como você mesmo disse, o livro nos traz lições importantes, tornando a história d Hassan e Amir ainda mais enriquecedora.
    Abraços!!
    Inania Verba

    ResponderExcluir