19/04/2016

{Resenha} Para Salvar Uma Vida


Para Salvar Uma Vida é um livro baseado no filme de mesmo nome, escrito pelo casal Jim e Rachel Britts. Esse é o primeiro livro da trilogia Para Salvar Uma vida, publicada no Brasil pela Editora BvBooks.

Jake e Roger eram melhores amigos na infância, porém algumas escolhas de Jake fizeram com que a amizade dos dois esfriasse e enquanto Jake se tornou o super popular jogador de basquete, Roger tornou-se um dos excluídos da escola.

No último ano do ensino médio, Jake levava uma vida legal. Tinha muitos amigos, namorava a garota mais linda do colégio e ainda tinha vaga garantida na universidade dos seus sonhos. Tudo estava perfeito.


Até que um dia, Roger comete suicídio na frente de todos os alunos.

A partir desse momento, Jake começa a se sentir culpado pela morte de Roger e se pega o tempo todo pensando se ele não poderia ter feito algo para evitá-la.

Então, ele conhece Chris, um pastor de jovens, que o apresenta a Deus. No início, Jake fica um pouco receoso, mas aos poucos, ele percebe o quanto a sua vida é vazia e o quanto ele precisa conhecer a Deus, porém isso pode lhe custar tudo.


Gente, que livro lindo! Eu já assisti ao filme Para Salvar Uma Vida muitas vezes (qualquer dia, trago indicação dele aqui), inclusive é um dos meus favoritos, mas ainda assim esse livro conseguiu me encantar.

A história é narrada em terceira pessoa e no início se alterna entre o tempo presente e as lembranças de Jake. A narrativa é bem fluida e instigante.

O enredo é fantástico, a temática do Bullying é abordada de forma simples, porém objetiva, o que não deixa a história 'pesada' nem superficial demais. A fé também é abordada de forma simples e bem focada no público jovem.


Eu já gostava muito dos personagens por causa do filme, mas lendo o livro foi como se eu tivesse acesso à mente deles, o que, inclusive, me fez mudar de opinião sobre alguns deles, como a Amy (namorada de Jake), por exemplo. No filme, eu não gosto dela de jeito nenhum kkk', acho-a superficial e chata, mas na leitura, consegui perceber melhor o caráter dela e entender seus motivos.

E o mais importante de tudo é a mensagem que fica após a leitura: Muitas vezes, estamos de boas na nossa zona de conforto, enquanto tem gente se matando (literalmente) bem do nosso lado. A maioria dos suicídios poderiam ser evitados se as pessoas prestassem mais atenção em quem está do seu lado. Esse livro, mais uma vez me deu aquele choque de realidade, me deixou com aquele sentimento de que eu preciso fazer alguma coisa. É muito bom quando uma história consegue fazer isso.


Enfim, eu recomendo demais esse livro. Leiam! Para Salvar Uma Vida que é uma leitura quase obrigatória pra quem é cristão. E pra quem não é, também será uma leitura bastante proveitosa.

Nota: 

A edição da BvBooks está ótima, a capa é linda (igual à do filme) e eu não encontrei nenhum erro. A diagramação está linda, tudo a ver com a história (não sei explicar o porquê, mas achei que combinou demais haha), foi o que eu mais gostei nessa edição.


E então, vocês já leram esse livro? Ou ficaram curiosos? Me contem aqui nos comentários!
Beijos e até a próxima!

Nos acompanhe também nas Redes Sociais:
 Instagram - Twitter - Skoob - Facebook - Pinterest 

Postado por Ellem Barboza

Pernambucana, cristã, leitora compulsiva, viciada em música e colecionadora de primaveras e sonhos.



4 comentários

  1. Arrasou nas fotos Helen!!! a minha resenha dele sai amanhã,parece até q combinamos kkk'
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Ana?! Parece combinado mesmo kkk'
      Beijos

      Excluir
  2. Ellem querida mais uma ótima indicação!!! Esses livros que nos dão um choque de realidade, como vc falou, são ótimos porque ajudam na formação de nosso caráter e nos fazem "acordar pra vida". Acredito que muitos dos problemas da humanidade tem causa na solidão, se cada um prestasse mais atenção nos que os cercam (familiares, vizinhos e pessoas que lhes prestam algum tipo de serviço) tratando com atenção, respeito e carinho muitos problemas seriam evitamos. Enfim amei a dica e mais uma vez parabéns pela leitura.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Amo livros que dão um "desperta" na gente, sabe? Ultimamente Deus tem falado muito comigo a respeito de me atentar para o próximo do meu lado, as vezes as pessoas só querem receber um sorriso de alguém.
    Fiquei ainda mais ansiosa para ler o livro, mais do que quando você e Ana começam a falar dele no grupo kkk

    Beijos,
    S de Sarah

    ResponderExcluir