08/04/2016

{Papo Cristão} E se der medo?


Você já sentiu medo? Aquela sensação que te paralisa ou te faz agir irracionalmente?

Às vezes nos sentimos assim. Olhamos para as dificuldades à nossa frente e achamos que elas são grandes demais e de repente não conseguimos mais seguir em frente.

Eu confesso que já me senti assim mais vezes do que eu gostaria. Essa é uma das piores sensações. Não conseguimos mais sentir a presença de Deus, nem ouvir a Sua voz e quando olhamos para os lados, tudo o que vemos é o medo nos sufocando e nos paralisando cada vez mais.

Certa vez, um profeta de Deus se sentiu assim. Talvez você se lembre da história de Elias.

Ele era um grande profeta, já tinha realizado grandes milagres com a ajuda do Senhor, mas um dia, Jezabel, uma mulher muito poderosa, mandou-lhe um recado, ameaçando-o de morte.
Então, Elias sentiu medo. Muito medo. Saiu da cidade, se escondeu em uma caverna e desejou morrer.

De repente, Elias não se lembrava mais do poder de Deus. Ele se esqueceu de todas as vezes que Deus o tinha livrado. Ainda no dia anterior, Deus tinha mandado fogo do céu, quando Elias pediu, mas o medo fez com que Elias não acreditasse mais que Deus poderia protegê-lo.

Então, um anjo apareceu e disse a Elias que ficasse na frente da caverna, que Deus iria falar com ele. Elias ficou esperando, então surgiu um vento forte e ele achou que Deus estava no vento, porém Deus não estava. Depois, surgiu um terremoto e Deus também não estava no terremoto. Depois, veio um fogo e Deus também não estava no fogo. Por fim, surgiu uma brisa bem suave e foi através dessa brisa que Deus falou com Elias. (Leia a história completa na Bíblia, no primeiro livro dos Reis, capítulo 19)

Eu gosto muito dessa história de Elias, porque me lembra a bondade e a paciência de Deus com os seus filhos. Me lembra que Deus não escolhe pessoas perfeitas.

Elias sentiu medo e fez exatamente o que Deus não queria que ele fizesse, mas ainda assim o Senhor foi lá conversar com ele, mostrar que Elias não estava sozinho.

Outra coisa, que eu gosto muito nesse texto, é a forma que Deus usou para falar com Elias. Uma brisa suave.

Muitas vezes, principalmente quando estamos em dificuldades, queremos e imaginamos que a providência de Deus virá de forma grandiosa e estrondosa, e então, Ele nos surpreende agindo nos pequenos detalhes. E quantas vezes, Deus fala conosco através da brisa suave e não prestamos atenção, porque estamos esperando o vento forte?

Então, se der medo, pare e se lembre de todos os milagres que Deus já fez em sua vida. O Deus que te ajudou ontem é o mesmo que está do seu lado hoje. Ele está com você, não precisa ter medo, apenas confie Nele.

"O Senhor é a minha luz e a minha salvação. Quem será capaz de me assustar? O Senhor é o meu refúgio; de quem eu poderia ter medo? (Salmos 27:1)"

"É por isso que nós podemos afirmar com toda a confiança: 'O Senhor é o meu ajudador, e eu não terei medo. O que os simples homens podem me fazer?' (Hebreus 13:6)"

E não fique esperando que a providência divina venha através do fogo, tempestade ou vento forte, talvez o Senhor já esteja falando com você através da brisa suave, esteja atento.

Beijos e até a próxima!
Nos acompanhe também nas Redes Sociais:
 Instagram - Twitter - Skoob - Facebook - Pinterest 

Postado por Ellem Barboza

Pernambucana, cristã, leitora compulsiva, viciada em música e colecionadora de primaveras e sonhos.



4 comentários

  1. Que post mais abençoado, Ellem!!!
    Sempre que eu estou aflita com algo fico esperando chover fogo do céu, e qualquer sinal abaixo disso eu não enxergo ou acho que Deus não está me respondendo, mas Ele age de maneira simples e calma até que possamos compreendê-lo.
    Esse post falou muito comigo, que Deus continue te abençoando e inspirando.

    Beijos,
    S de Sarah

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Adoro essa sua coluna... Sempre me faz refletir :)

    Postei sobre o prêmio Dardos hoje... passa lá pra conferir .
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ellem!
    Eu sou uma pessoa muito medrosa e insegura e isso me faz mal porque sinto que minha fé ainda é muito pequena. Preciso sentir mais essa brisa a abrir meus ouvidos para escutar o que Deus tem para falar para mim. É uma caminhada difícil, mas necessária.
    Parabéns pelo texto! Traga mais deles <3
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei o teor desse texto, palavras assim só nos inspiram e motivam a continuar firmes e fortes na caminhada diária. Com certeza todos nós sentimos medos em vários momentos da nossa vida, o mais importante como vc mesma destacou é lembrar que Deus sempre está nos fazendo companhia, nós que muitas vezes esquecemos e não o ouvimos.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir