12/02/2016

{Colecionando Nacionais} Entrevista com o escritor Hêzaro Viana


Oi gente, tudo bem com vocês?
Hoje, o quadro Colecionando Nacionais trouxe uma entrevista Hêzaro Viana.
Hêzaro é um escritor paranaense, autor dos livros Amar para sempre, Contos de Amor sem fim e Sonho de Amor (Resenha aqui).

- Colecionando Primaveras: Como você começou a escrever e quando decidiu seguir carreira como escritor?
- Hêzaro: Escrevo desde a adolescência, poemas, poesias e frases. Mas somente em 2010 foi que idealizei escrever um livro de romance. Iniciei um livro que não concluí, e em 2011 comecei uma nova história, que é o meu primeiro livro “Amar pra Sempre – No Mar da Vida”. Decidi que seguiria escrevendo após ver que pessoas se identificavam com o que eu escrevia. Levar entretenimento e principalmente ajudar em uma opinião é o que me motiva a seguir escrevendo.

- Colecionando Primaveras:  Como é o seu processo criativo? Em que você se inspira para escrever?
- Hêzaro: Geralmente, quando estou finalizando um livro já tenho a ideia para o próximo, e logo me aparecem os possíveis temas para o nome do livro. Partindo disso, começo a pesquisar imagens que me aproximem dos personagens e também pesquiso sobre as principais abordagens da história. Não faço disso uma regra, pois, como escrevo sobre temas sociais e familiares, acabo usando o que vejo e sei da vida. Quanto à inspiração, ela vem (risos). Porém, coisas corriqueiras me ajudam muito, como por exemplo: o Natal, um dia chuvoso, o mar, uma imagem tranquila ou até mesmo um momento sozinho.

- Colecionando Primaveras:  Você tem algum escritor e/ou livro favorito?
- Hêzaro: Me identifico com os livros de Danielle Steel e Machado de Assis. Meu livro favorito é o Evangelho de João, que conta a maior história de amor de todos os tempos. Mas também já li livros muito bons que me marcaram. Cito aqui os livros Amar de Novo (D.S) e Helena (M.d.A). Eles têm todos os ingredientes que curto numa história.

- Colecionando Primaveras:  As suas Histórias têm um grande enfoque nos princípios cristãos. O que você espera passar para os leitores através delas?
- Hêzaro: Além de entreter e emocionar, penso que nós escritores temos um instrumento a ser usado em favor de muitos. Quando coloco princípios cristãos em meus livros, é porque esses princípios me fizeram bem em algum momento da vida, sou testemunha de que funcionam por valorizarem a família e a ética. É exatamente isso que quero passar aos meus leitores: que sempre vale a pena sonhar, amar e declarar, pedir perdão, chorar, sorrir, acreditar, e, acima de tudo, ter fé, porque de Deus sempre virá o melhor.

- Colecionando Primaveras:  Entre os seus livros, você tem algum favorito, algum que seja mais especial de alguma forma?
- Hêzaro: (Risos). Gosto muito do meu segundo romance, “Sonho de Amor”, por tratar de problemas que muitas vezes ignoramos, mas que existem de verdade. Muitos desses problemas estão em todos os seios familiares passando por gerações sem nenhum tratamento. E esse livro também fala de sonho. Penso que não há limites para quem tem a capacidade de sonhar, independente das circunstâncias que viva. Mas também tenho um carinho especial pelo meu primeiro livro. A história dele é bem simples – e também fala de família. E ele foi o livro que me lançou como escritor. Tenho um livro de contos que nasceu em tempo recorde e o meu livro novo (que será lançado neste ano), também tem o seu diferencial. Bom, acho que não tenho um preferido, né?

- Colecionando Primaveras:  Quais as dificuldades que você enfrentou quando decidiu publicar seu primeiro livro?
- Hêzaro: Não foi fácil e sei que não é fácil para ninguém. No entanto, também não foi muito complicado. Claro que as editoras têm medo de apostar em um novo talento – nacional, principalmente –; e como todos os escritores, enfrentei seleções, ouvi não e sim. Mas tudo aconteceu no tempo certo, acredito. Meus livros têm sido aceitos com facilidade pelas editoras, graças a Deus.

- Colecionando Primaveras:  Quais os seus planos e metas para o futuro? Tem algum projeto literário em andamento?
- Hêzaro: Quanto aos livros, geralmente não planejo. Gosto que eles nasçam e me surpreendam, porque só assim é que sei que surpreenderão ao leitor. Como meta, quero continuar escrevendo, pois isso me faz bem, me acalma, já que sou meio agitado (risos)... Tenho alguns projetos em andamento. Meu livro “O Segredo de Camilo” sairá em breve, por uma nova editora. Também estou finalizando um romance leve intitulado “Quando o Amor bate à Porta” e iniciei um novo livro, um romance dramático, que já tem nome e boa parte da história desenvolvida em minha cabeça, mas ainda não posso adiantar nada sobre ele.

- Colecionando Primaveras:  Como você avalia o cenário atual da Literatura Nacional?
- Hêzaro: Vivemos um tempo maravilhoso para a literatura nacional. Todo mundo pode publicar e livros ótimos têm aparecido. É muito bonito ver pessoas criando e editoras investindo, independente da maneira. Os eventos literários são bem divulgados e estão sendo cada vez mais valorizados. É um tempo bom!

- Colecionando Primaveras:  Além de ler e escrever, o que mais você gosta de fazer?
- Hêzaro: Por herança genética sou cantor. Hoje canto em trio com minhas irmãs. Sou também compositor. Amo isso. Ainda gosto de fotografar, de atuar em peças e musicais – quando dá tempo. Gosto também de assistir a filmes tranquilos e de caminhar na praia. Mas, ficar com minha família, sossegado, ainda é meu momento favorito.

- Colecionando Primaveras:  Deixe uma mensagem para os leitores.
- Hêzaro: Primeiro quero agradecer a cada leitor que tem me acompanhado e a você que dedicou um tempinho para ler esta entrevista. Isso tem um valor gigante para mim. Você que acompanha o blog da Ellem, que dá opinião, deixa mensagens e compartilha a literatura nacional tem o meu respeito e admiração, pois é de grande ajuda na transformação do nosso país. Como sou pelo amor, digo aos leitores: Nunca desista de sonhar nem de amar. E em tudo o que se aventurar a fazer, dê o seu melhor; pois sempre haverá alguém para ser alcançado por aquilo que fazemos.
     Segundo, e não menos importante, agradeço a você, Ellem, pela amizade, pela parceria e por me permitir estar em seu belo blog. Seu trabalho na divulgação da literatura nacional pode não ser fácil, mas saiba que é de grande importância, e somente Deus poderá retribuir o que você faz por nós, escritores.
     Grande abraço no coração de todos vocês.

Hêzaro, o Blog Colecionando Primaveras agradece pelo carinho e disposição em responder as nossas perguntas. Desejamos muito sucesso em sua carreira e já estamos ansiosos por novos livros.

Nos acompanhe também nas Redes Sociais:
 Instagram - Twitter - Skoob - Facebook - Pinterest 
   

Postado por Ellem Barboza

Pernambucana, cristã, leitora compulsiva, viciada em música e colecionadora de primaveras e sonhos.



10 comentários

  1. Hêzaro e o cara! amo os livros dele! Amei a Entrevista!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Você está bem? Obrigado por suas palavras sempre animadoras. Que bom que gosta dos livros. Em breve chegará O Segredo de Camilo. Ansioso aqui... rsrs

      Abração.

      Hêzaro Viana

      Excluir
  2. Oi, Ellem! Tudo bem? Passando para agradecer a oportunidade de estar de novo em seu blog. Obrigado pelas perguntas inteligentes e por toda sua atenção comigo. E também pela amizade.
    Grato,

    Hêzaro Viana

    ResponderExcluir
  3. Parabens (de seu amigo)Bruno Amaral silva

    ResponderExcluir
  4. Parabens meu smor, que Deus Continue te abencoando!
    Kelly G Belo

    ResponderExcluir
  5. A entrevista de fato, foi muito inteligente! Fiquei feliz de conhecer mais um autor nacional. Espero ler algo dele em breve. Parabéns a Ellem e ao Hêzaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lizandra! Obrigado. Em breve sairá livro novo. Abração.

      Excluir
  6. Vou colocar os livros do autor em minha wishlist com certeza! Amo conhecer autores cristãos ;)

    blogquebrandobarreiras.com

    ResponderExcluir