21/12/2015

{Resenha} A Lista Negra


Lista Negra é um livro da Jennifer Brown, publicado no Brasil pela editora Gutenberg.

O livro conta a história de Valerie. Ela e o namorado, Nick, são estudantes de ensino médio do Colégio Garvin e sofrem bullying. Val é apelidada de "Irmã da Morte", enquanto Nick era sempre agredido e chamado de " esquisito" e coisas do tipo.

Para fugir disso tudo, e também do inferno que viviam em casa, Val e Nick começam a escrever em um caderno os nomes das pessoas que eles odiavam, chamavam de Lista Negra.

Um certo dia, Nick chegou na escola e começou a atirar nas pessoas que estavam na Lista. Val fica desesperada e, ao tentar pará-lo, acaba levando um tiro e impedindo a morte de uma das garotas que mais odiava. Nick comete suicídio logo após.

Agora, meses depois do acontecido, Val precisa retornar ao colégio e encarar seus antigos colegas, sabendo que muitos a vêem como culpada e ela mesma não sabe se se encaixa na categoria de vilã ou heroína.


Gente, que livro incrível! Acho que essa é uma das resenhas mais difíceis de se fazer, porque parece que nada é suficiente para descrever esse livro.

A Lista Negra é narrado em primeira pessoa pela Valerie e intercala os acontecimentos do presente e do passado e tem também notas de jornal sobre o massacre em quase todos os inícios de capítulos.


A narrativa é muito intensa, completa e envolvente, a autora consegue fazer com que o leitor entre na mente da protagonista e entenda tudo o que ela está sentindo e sinta a dor e angústia dela também. E o melhor de tudo é que A Lista Negra não é aquele tipo de livro com vilões e mocinhos, ele mostra que todo mundo tem um lado bom e um lado ruim. Você inicia o livro achando que vai odiar certas pessoas e amar outras, mas depois fica tudo bagunçado e você não sabe mai a quem odiar. Eu adoro livros assim.

E a forma como o bullying e a superação de tragédias são retratados é incrível. O enredo todo é incrível. Não tem aquela visão romantizada de que tudo dá certo de uma hora pra outra, tudo é contado de forma muito real.


Enfim, acho que vocês já perceberam o quanto eu amei esse livro, né? haha' Recomendo muito, acho que todo mundo deveria ler, é aquele tipo de história que gera um impacto enorme na sua forma de ver o mundo.

Achei ótima a edição da Gutenberg, essa capa tá lindona demais e tem tudo a ver com a história. A diagramação é perfeita. Encontrei alguns errinhos de português, mas nada que tenha interferido na leitura.


Vocês já leram? O que acharam? Venham comentar comigo, porque eu tô numa ressaca literária daquelas hahah'



Beijos e até a próxima!

Nos acompanhe também nas Redes Sociais:
 Instagram - Twitter - Skoob - Facebook - Pinterest 

Postado por Ellem Barboza

Pernambucana, cristã, leitora compulsiva, viciada em música e colecionadora de primaveras e sonhos.



5 comentários

  1. Oi, Ellem !
    Gosto muito desse livro, ele foi um tapa na minha cara kkk
    Esperava uma história mais dócil e fofa, mas nao é isso que a autora passa para nós, nao é mesmo ?
    Refleti muito com essa leitura.
    Beijos
    www.sorvete-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse negócio de lista de morte me lembrou muito o anime Daeth note, parece interessante :D

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
  3. Vou ser bem direta, me apaixonei quando vi a primeira foto. Sério foi muito criativa, adorei ♥
    Qunanto a resenha: Pelo amor de deus, eu preciso ler esse livro. Normalmente não sou muito fã de tragédias, e acho isso bem tenso.. Mas eu gostei bastante da proposta dela. Vou adicionar na minha wishlist com certeza! ♥
    Sekai Bakawaii

    ResponderExcluir
  4. Oi...
    É engraçado que recebi uma indicação desse livro essa semana rsrs...
    Quem me dera ganhá-lo de Natal rsrs...
    A premissa é bem interessante e com certeza irei comprar :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Dá para perceber sim que você amou hahaha e sem dúvidas nos fez pré-amar também.
    Mega beijo.
    Me visita?
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir