19/10/2015

{Resenha} Uma Lição de Amor


Uma Lição de Amor é um livro da escritora nacional Elysanna Louzada, publicado pela editora Ases da Literatura.

O livro conta a história de Ana Luisa, uma garota do interior, que após a morte da sua avó (a única família que ela tinha) foi morar no Rio de Janeiro para fazer faculdade. Ao chegar no Rio ela conhece Otávio, que muito a ajuda nos seus primeiros dias, e eles logo se tornam amigos. Através de Otávio, Ana também conhece Eduardo, seu irmão gêmeo.

A narrativa começa alguns anos após eles se conhecerem, quando os gêmeos já estão formados, Otávio, em Direito e Eduardo, em Medicina. O relacionamento dos dois não é muito bom, enquanto Otávio é certinho e responsável, Eduardo é impulsivo e vive se metendo em encrencas. E para piorar tudo, os dois são apaixonados por Ana, embora ela não perceba isso, e passam o tempo todo disputando a sua atenção.

Após a formatura, Eduardo entra no projeto "Médicos sem fronteiras" e vai para a Ásia, porém um mês antes do previsto, ele volta ao Brasil e procura por Ana. Ele está diferente, passou por muita coisa durante o tempo em que esteve fora e acabou amadurecendo. Ana se descobre apaixonada por ele e  eles iniciam um romance, que é interrompido alguns dias depois quando Eduardo volta para a Ásia.

Ana acredita que eles continuarão a se comunicar no tempo em que ele estiver fora, porém ela logo descobre que as coisas não serão nada fáceis. Alguns coisas muito marcantes acontecerão em sua e vida, fazendo-a se questionar o tempo todo se ela realmente sabe o que é o amor.
"O que você seria capaz de fazer para me convencer? - ele me provocou.
- Daria minha vida para salvar a sua alma."

Gente, eu realmente não sei como resumir esse livro em poucas palavras. Foi um dos livros mais marcantes que eu já li na vida. Eu comecei a lê-lo achando que seria um livro mais bobinho, daqueles que a gente lê pra se distrair, sabe?! Mas não podia estar mais enganada. Depois que comecei a ler, não consegui mais parar kk, li o livro todo em um dia.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Ana e é dividido em 3 partes. O enredo é muito intenso e envolvente, alguns dos acontecimentos me deixaram totalmente chocada. A escrita da Elysanna é ótima, muito viciante, você consegue se sentir dentro da história, eu já tinha lido outro livro dela, Herdeiros do Trono, então já esperava por isso.

Os personagens são muito cativantes e embora, eu não curta muito triângulos amorosos (eu quase sempre torço pro casal errado ¬¬), esses três me conquistaram haha'. O livro tem tanta reviravolta que tinha horas que eu parava e pensava: Pra quem eu tô torcendo mesmo? kkk'. A Ana é aquela típica garota de interior, meio quieta, gosta de ficar em casa, etc., ela me cativou logo no primeiro capítulo, mas o que eu mais gostei é que ela não é aquela mocinha chata e indecisa que frequentemente encontramos nos triângulos amorosos. A princípio, eu não gostei muito do Otávio, achava ele meio chato e certinho demais, mas no decorrer da leitura, ele acaba se revelando um personagem muito querido por mim. Mas o personagem que eu mais gostei, desde o começo da leitura, foi o Eduardo, ele é meio maluco faz umas besteiras, às vezes, mas não tem como não amá-lo. O tempo todo, eu me pegava torcendo pra que ele tivesse um final feliz.

Uma lição de amor também me trouxe muitas reflexões sobre o que realmente é o amor e, principalmente, sobre o sofrimento da humanidade. Ele retrata um pouco sobre a realidade dos médicos sem fronteiras e tudo o que acontece nos países mais pobres e, caramba, é tudo muito chocante e o pior é que tanta gente fecha os olhos pra isso. Enfim, eu terminei o livro às 3h da manhã com uma ressaca literária daquelas, fiquei horas sem conseguir dormir, pensando em tudo o que eu tinha lido. A Elysanna acabou com os meus sentimentos, sem pena mesmo kkkk', até agora eu foco querendo chorar quando lembro de algumas cenas.


Enfim, eu super recomendo essa leitura, mas já vá preparado para fortes emoções haha'

PS1: Eu cheguei a um diagnóstico para a Ana e o Eduardo: Agenesia de anjo da guarda. Gente, eles sofrem demais, tadinhos kk'.

PS2: A Elysanna está escrevendo o Livro 2, narrado pelo Eduardo, e está publicando gratuitamente no Wattpad. Eu já comecei a ler e estou amando. Ah e Uma Lição de Amor também está disponível no Wattpad.

Beijos e até a próxima!


Acompanhe também nas Redes Sociais:
 Instagram - Twitter - Skoob - Facebook - Pinterest 



Postado por Ellem Barboza

Pernambucana, cristã, leitora compulsiva, viciada em música e colecionadora de primaveras e sonhos.



4 comentários

  1. Oi ...
    Amei sua resenha !!! Fiquei com uma baita vontade de ler :)
    Espero ter a chance de ler em breve :)
    Beijos

    http:coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto esse livro no wattpad e não tive muito interesse em lê-lo, mas com sua resenha a vontade brotou, rsrsrs. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Terminou de ler às 3 da manhã?! Puxa vida, não largou, mesmo, hein?
    Fiquei muito feliz em saber que o Uma Lição de Amor foi um dos livros mais marcantes da sua vida.
    Obrigada pelo carinho e pela belíssima resenha. Agora você também entrou para o time #andorinhasdoEdu
    Beijos

    ResponderExcluir