28/10/2015

{Papo Cristão}É fácil se perder


Outro dia eu me perdi. Estava a 5 minutos de casa e me perdi.
O celular estava descarregando, o carro não tinha GPS, mas era perto de casa, eu já tinha ido lá outra vez, fui sem nem pestanejar.
Quando chegou lá, eu não sabia o retorno pra voltar pra casa, resolvi perguntar para um senhor que estava em frente.
"É fácil, moça", ele me disse, "entre na primeira rua à direita".
A primeira rua à direita era muito estranha, comecei a duvidar daquele senhor. Será que ele me deu a informação correta? Resolvi não arriscar e segui em frente. "Deve ter outro retorno", pensei.
Mas não tinha. Comecei a ficar apreensiva. Já era noite e meu celular estava quase desligando.
Parei num posto que tinha mais a frente.
"Suba o viaduto e entre na primeira rua à direita", o frentista me disse.
Subi, mas estava nervosa, não percebi a tal entrada à direita e passei direto.
Comecei a ficar com muito medo, estava me afastando muito de casa e não fazia ideia de como retornar e, pra piorar, a estrada estava ficando cada vez mais esquisita. Comecei a avistar placas que indicavam que eu estava chegando ao limite da cidade e o pânico começou a me dominar. Perguntava às pessoas, mas me davam informações erradas ou complexas demais.
Então, quando eu já estava totalmente desesperada, um rapaz me ensinou o caminho e eu consegui voltar pra casa. No fim das contas, eu demorei quase uma hora em um percurso que eu poderia ter feito em 5 minutos.

"Tá, mas o que você quer dizer com isso?" Você deve estar querendo saber. Vou lhe explicar.
Alguns dias depois, enquanto refletia sobre a minha pequena aventura, Deus me fez entender algo: Na nossa caminhada com Cristo, também é muito fácil se perder. Isso vale para todas as áreas da nossa vida, mas quero focar na vida cristã.

Muitas vezes nos sentimos tão independentes e crescidos que resolvemos caminhar por nossa própria conta e quando percebemos já estamos completamente fora daquilo que Deus quer pra nós. Achamos que somos fortes, dizemos coisas como "Eu nunca vou ceder a essa tentação" e "Eu nunca cometerei esse pecado", às vezes, até julgamos os outros pelos erros cometidos, mas de repente estamos lá, fazendo exatamente aquilo que juramos nunca fazer. E quanto mais perdidos, mais desesperados ficamos para retornar ao caminho e, no meio do desespero, temos ainda mais dificuldade em ouvir a voz de Deus.

Na Bíblia tem um trecho que fala exatamente sobre isso:

"Portanto, tenham cuidado. Se você está pensando: 'Eu nunca faria uma coisa dessas', que isso lhe sirva de advertência. Porque você também pode cair em pecado. Lembrem-se que as tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam. E nenhuma tentação é irresistível." (1 Coríntios 10:12 - Nova Bíblia Viva)

O que esse texto bíblico nos diz é que todos estão correndo o risco de se perder, o caminho com Cristo é estreitinho, se não estivermos atentos, nos perderemos facilmente.

E o que devemos fazer para evitar isso?

É simples, não podemos desgrudar do nosso GPS!

"E que GPS é esse?" Você deve estar se perguntando. É a Palavra de Deus. Nela nós encontramos TODAS as orientações que precisamos para continuar no caminho certo.

Tem um versículo também que fala sobre isso:

"Não se canse de lembrar ao povo as leis deste Livro, e você mesmo trate de meditar nelas todos os dias e todas as noites, para ter certeza de que está sendo obediente em tudo o que nele está escrito. Só assim você prosperará e terá sucesso." (Josué 1:8 - Nova Bíblia Viva)

Resumindo: Cola na Bíblia que é sucesso! (Tá, parei kk')

E quando já estamos perdidos, o que fazer?

Quando já estamos um pouco fora do caminho, as coisa ficam mais difíceis. De repente, não conseguimos mais sentir Deus, muito menos ouvi-Lo, e parece que tudo o que fazemos para retornar ao caminho tende a dar errado. É nesse momento que o desespero bate à porta, ficamos sem saber o que fazer e, muitas vezes, por medo, vergonha ou orgulho, não pedimos ajuda, queremos encontrar o caminho por conta própria e acabamos nos perdendo ainda mais. Outras vezes, até pedimos ajuda, mas a pedimos à pessoas, que embora bem intencionadas, estão tão perdidas quanto nós e acabam mais atrapalhando do que ajudando.

Nessa situação, a melhor coisa a se fazer é juntar o restinho de força que temos e chamar pelo nosso Pai do Céu, Ele nos atende na hora (mesmo que na hora não percebamos isso) e vai lá nos tirar do sufoco, nos traz de volta ao caminho e ainda cuida de todas os nossos machucados.

Então, mesmo que você esteja muito perdido e a sua força já esteja bem no finalzinho, chame por Deus, abra o seu coração, conte a sua história pra Ele e não tenha nenhuma dúvida de que Ele irá ao seu encontro.

Beijos e até a próxima!


Acompanhe também nas Redes Sociais:
 Instagram - Twitter - Skoob - Facebook - Pinterest 


Postado por Ellem Barboza

Pernambucana, cristã, leitora compulsiva, viciada em música e colecionadora de primaveras e sonhos.



4 comentários

  1. Adorei o post !
    Muito reflexivo :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza,todos aqui na Terra estão sujeitos a errar/pecar e quanto mais nos afastamos de Deus essas tentações vem sobre nós,temos sempre que andar colados em Deus pois ele é o único que pode nos ajudar a encontrar o caminho de volta.
    Gostei bastante *-*
    Bjnhs

    http://karoline-caro-sonhador.blogspot.com/2015/10/camadas-do-coracao.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Ellem,
    Que texto maravilhoso e para ótima reflexão.
    Na vida a cada dia a gente sempre aprende algo, incluindo que o que apontamos no outro, futuramente podemos lidar. Já aconteceu comigo, claro, e espero estar me saindo bem nas lições. Mas, o proibido é sempre tentador e temos que pedir mesmo, em nossas orações, por boas ações e gratificantes, a cada dia.

    tenha uma ótima sexta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Ah Elem que lindo! Meu GPS tá aqui <3

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir