07/09/2015

{Resenha} Orgulho e Preconceito


Orgulho e Preconceito é um clássico da literatura inglesa, escrito por Jane Austen.

"É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico precisa de uma esposa."

A maior preocupação da sra Bennet é encontrar um bom marido para cada uma das suas cinco filhas, que já estão em idade de casar.

Então quando Bingley, um cavalheiro rico e solteiro, chega à cidade, as atenções da sra Bennet, assim como de todas as mães da cidade se voltam para ele.

Bingley veio acompanhado de suas duas irmãs, um cunhado e um amigo, o sr Darcy, um rapaz muito bonito e mais rico. Porém, enquanto o primeiro exalava alegria e simpatia, dançando com quase todas as moças, o segundo foi logo visto como arrogante e orgulhoso por não conversar com quase ninguém nem dançar com nenhuma das moças da cidade.

No seu primeiro baile, Bingley conhece Jane, a filha mais velha dos Bennet, e logo se encanta por ela e ela por ele. Jane é uma moça doce, que nunca pensa mal de ninguém, porém, por ser muito recatada, não demonstra muito os seus sentimentos.

Enquanto isso, Darcy e as irmãs de Bingley ganham a antipatia de Elisabeth Bennet, uma jovem espirituosa e irônica, que diferentemente da mãe e das irmãs mais novas, não vê o casamento como seu único objetivo na vida. E para completar, um antigo conhecido de Darcy aparece na cidade e conta coisas horríveis a respeito do caráter dele, o que faz Elizabeth e todos da cidade (exceto Jane haha) repudiarem-no ainda mais.


Eu amo muito Orgulho e Preconceito, qualquer coisa que eu escreva aqui não vai ser suficiente pra dizer o quanto ele é bom. Essa foi a segunda vez que eu li esse livro e acho que me apaixonei ainda mais por ele (se é que isso é possível haha).

A narrativa da Jane Austen é incrível, cheia de humor um tanto ácido, ironias, crítica à sociedade da época, sem deixar de ser leve e viciante. O enredo é muito criativo, cheio de acontecimentos e reviravoltas.

Os personagens são muito bem construídos e cativantes. Cada um tem a sua peculiaridade, o sr Bennet, apesar de ser um homem muito inteligente, vive frustrado com a sua vida e acaba sendo um pouco relapso com a criação das filhas. A sra Bennet é uma cabeça de vento, assim como a filha mais nova, Lydia, que vive em função de arrumar um marido. Kitty é uma maria-vai-com-as-outras e vive na sombra de Lydia. Mary é a estranha da família kkkk' ela gosta muito de ler e vive falando umas filosofias meio sem-noção. Jane é uma fofa, mas às vezes eu tinha vontade de bater nela por ser tão ingênua haha. Elizabeth é muito inteligente e sagaz, se recusa a viver em busca de um marido e não se importa muito com o que as pessoas pensam dela, desde que esteja em paz com sua consciência. O Bingley é um fofo também (por isso que combina com Jane haha), apesar de ser muito influenciável. Já as irmãs dele são duas cobras kkk, especialmente a mais nova, que vive dando em cima de Darcy e falando mal de Elizabeth. Por fim, o sr Darcy é um homem imponente e sensato, apesar de ter um tanto de preconceito contra pessoas que julga inoportunas (como quase todo mundo da cidade haha).


Apesar de ter sido escrito há tanto tempo e em uma sociedade bem diferente da nossa (talvez nem tão diferente assim), Orgulho e Preconceito nos ensinas muita coisa e a principal delas é não julgar ninguém pela aparência. No livro, quase todos os personagens agem assim em algum momento e acabam se dando muito mal por isso.

Enfim, eu recomendo muito, muito, muito essa leitura. Mesmo que você já tenha assistido ao filme ou tenha recebido milhões de spoilers, leia, porque vale à pena ❤.

E essa edição da Martin Claret tá linda demais, deixou a leitura até mais prazerosa. As páginas amareladas, diagramação super fofa e a capa perfeita, tudo muito digno desse clássico apaixonante.


Beijos e até a próxima!
Acompanhe também nas Redes Sociais:
 Instagram - Twitter - Skoob - Facebook - Pinterest 



Postado por Ellem Barboza

Pernambucana, cristã, leitora compulsiva, viciada em música e colecionadora de primaveras e sonhos.



13 comentários

  1. Ano que vem estreia Orgulho e Preconceito e Zumbis, o filme, então acho que passou da hora de eu ler esse livro e o outro. Provavelmente começarei ele nas férias, terei mais tempo e como vou ler em e-book não vou precisar ficar me apressando, e reclamando da falta de tempo e leitura desconfortável.
    Eu já ouvi críticas ótimas desse livro, mas não faço ideia se vou gostar dele. É melhor eu ler, depois formulo uma opinião mais interessante. Amei essa capa demais, mas a grossura dela realmente me assustou.
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou querendo ler Orgulho e Preconceito e Zumbis, já ouvi falar muito bem e como vai lançar o filme, eu preciso me apressar haha
      Acho que vais gostar de Orgulho e Preconceito. E não se assuste com o tamanho, a leitura é tão viciante que você nem percebe hahaha
      Beijos

      Excluir
  2. Olá,
    Eu te digo que é possível sim, rs. Que edição linda essa! Eu também já li essa obra, que inclusive é a minha preferida, duas vezes. E quero ler muito mais.
    Sem dúvidas, Jane Austen foi genial ao escrever esse livro. Os personagens e o pano de fundo foram muito bem encaixados, dando origem a um romance maravilhoso, mas que é muito mais que isso. Adoro a ironia das palavras da autora, adoro a forma com que descreve a sociedade inglesa, adoro como "caçoa" de algumas situações.
    Acredito que Mary seja a intelectual da família. Fico imaginando que talvez ela siga os passos de Lizzie. Aliás, Elizabeth e Mr. Darcy formam o casal mais bem construído que eu já li até então.
    Adorei a resenha!
    Beijos, Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a Jane arrasou muito nesse livro (em todos, né?!), tudo é muito bem arquitetado e todos os personagens são importantes de alguma forma.
      No final, eu também achei que a Mary pudesse seguir os passos de Lizzie e Jane haha
      Beijos

      Excluir
  3. Amiga que resenha maravilhosa, ela ficou bem completa. Você conseguiu falar um pouco de cada personagem, que tem importância dentro da história, além de destacar a mensagem que a história nos transmite.
    Como você sabe li esse ano e gostei muito, mas confesso que esperava um pouco mais de cenas e situações entre Lizzy e Mr. Darcy. Enfim valeu demais!!!
    Parabéns pela releitura e pela ótima resenha!!! Essa edição da Martin Claret é linda mesmo.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ruim de lermos essas obras muito bem faladas é que ficamos com altíssimas expectativas, aí acabamos nos frustrando um pouco :/
      Obrigada, Aline *-*
      Beijos

      Excluir
  4. Quem não gosta desse livro , né ?
    Ele é o preferido dentre vários leitores :)
    Também quero fazer uma releitura um dia desses .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é um dos meus favoritos!
    Eu não esperava gostar tanto dele, mas depois de lê-lo entendi o porquê de se tratar de um clássico!

    Parabéns pela resenha ^^

    Abs

    http://citacoesdeumleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu li a primeira vez, também não esperava gostar tanto, mas isso é impossível haha
      Beijos

      Excluir
  6. Oie!

    Tô aqui pra te convidar para conhecer meu blog!

    www.blogmeumilkshake.com.br

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  7. Oii Ellen, acredita que eu nunca li um livro da Jane Austen? Mas acho que não tem jeito. Diante de tantos elogios, eu terei que ler porque estou ficando curiosa. Meu Deus que edição linda essa da Martin Claret, gostei da capa vermelha, simples mas ao mesmo tempo tão charmosa. Curiosa para conhecer a história e saber se vou amar tanto quanto vc e todos que leram

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim? Você tem que ler kkkk
      Sério, é muito bom, acho que vais gostar :D
      Essa edição é linda demais, sou apaixonada por ela, é um dos livros mais bonitos que eu tenho.
      Beijos

      Excluir