12/08/2015

{Resenha} O Substituto


O Substituto se passa no ano de 1453, uma época onde o mundo gira em torno da igreja.

Luca Vero é um jovem de 17 anos, que está no mosteiro desde criança. Ele está prestes a ser julgado por ter contestado algo que viu errado na igreja., mas, como é inteligente e muito questionador, acaba sendo convocado para uma Ordem secreta que investiga acontecimentos estranhos na igreja.

Em paralelo a isso, Isolde Lucretilli, uma jovem também com cerca de 17 anos,  está chorando a morte do seu pai. O lorde Lucretilli havia prometido que lhe deixaria as terras onde viviam, porém após sua morte, o irmão de Isolde, muito ambicioso, disse-lhe que o pai tinha mudado de ideia e só restava à jovem duas opções: casar-se com um príncipe inescrupuloso ou se tornar abadessa (uma freira que dirige o convento). Depois de alguns acontecimentos, Isolde escolhe ser abadessa, porém muito a contra-gosto.

Nesse momento, a história de Luca e Isolde se cruzam. O jovem inquisitor é enviado para investigar acontecimentos estranhos no convento de Isolde. Freiras estão tendo visões e sonambulando pelo convento e tudo isso começou com a chegada da nova abadessa e da sua dama de companhia, Ishraq, uma herege (todos que não eram cristão eram considerados hereges), que é também a sua melhor amiga.

Luca chega ao convento com seu criado, Freize e um copista, irmão Peter, e começam as investigações, mas todos os indícios os levam a crer que Isolde e Ishraq são duas bruxas e naquela época as bruxas eram condenadas à fogueira. Mas Luca não consegue acreditar que uma moça tão linda e meiga seja responsável por acontecimentos tão horríveis.

"Sempre se pode reconhecer uma jovem bonita pelo modo como anda. 
Uma mulher bonita anda como se fosse dona do mundo."

Eu gostei bastante desse livro, foi o primeiro da Philippa Gregory que eu li e adorei a escrita dela. A história é narrada em terceira pessoa e podemos conhecer os pontos de vista de todos os personagens. O enredo é super envolvente e cheio de mistérios.

Os personagens principais me agradaram muito. A Isolde é bem tímida, porém com a mente livre e independente. Já o Luca é sensato e decidido a resolver os mistérios, mas também, um pouco tímido. Os dois são muito fofos. Mas meus personagens favoritos foram, de longe, o Freize e a Ishraq, eles roubavam a cena o tempo todo. Ishraq sempre muito irônica e independente e o Freize tinha as melhores tiradas, eu me acabava de rir com as 'discussões' dele com o Luca.

"- Seu nome é Ishraq? - Perguntou Luca
- Não falo italiano - disse ela, num italiano perfeito.
-Está falando agora.
Ela sacudiu a cabeça e repetiu.
- Não falo italiano.
- Seu nome é Ishraq? - Ele tentou outra vez, em francês.
- Não falo francês - respondeu, num francês de pronúncia perfeita.
- Seu nome é Ishraq? - perguntou ele, em latim.
- Sim - concordou ela, em latim. - Mas não falo latim.
- Que língua fala?
- Eu não falo."

Uma coisa que me encantou muito no livro foi a amizade entre a Isolde e a Ishraq, elas são tão lindas, sempre dedicadas uma à outra. A amizade do Luca com o Freize também é linda, embora eles vivam brigando, um não vive sem o outro.

Eu adorei conhecer um pouco mais dos costumes e tradições daquela época, tudo é muito bem descrito. Eu nunca tinha lido um livro que se passasse na idade média, foi uma ótima experiência.

E essa edição da Galera Record tá muito linda, a capa tá diva demais e a diagramação, embora bem simples, também é ótima.


Enfim, eu recomendo muito essa leitura. Ainda ficaram algumas lacunas abertas na história, mas acredito que tudo será esclarecido nos próximos livros. Espero que esses próximos livros sejam lançados logo hahah

Beijos e até a próxima!

PS: Tá rolando sorteio de livros super aqui no Blog, são 5 kits para 5 ganhadores, vem participar!

Acompanhe também nas Redes Sociais:
 Instagram - Twitter - Skoob - Facebook - Pinterest 

Postado por Ellem Barboza

Pernambucana, cristã, leitora compulsiva, viciada em música e colecionadora de primaveras e sonhos.



10 comentários

  1. Parabéns pela leitura querida, já li varios elogios a essa autora que escreve muitos romances onde o foco é a história da humanidade. A época medieval é muito interessante e essa ambientação e questionamentos religiosos são sempre instigantes. Gostei de saber mais desse livro e claro sua opinião me deixou curiosa. Amei a dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aline
      Eu já tinha ouvido muitos elogios a essa autora e a escrita dela me agradou muito :D Essa temática e ambientação que ela aborda me agradou muito!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Ellem tudo bem? não conhecia o livro, mas gostei do que li. O enredo parece envolvente, com certeza vou dar uma oportunidade ^^ Aliás, amei o teu cantinho, ganhou uma nova seguidora ♥

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Joi, tenho certeza que vais se encantar com ele :D
      Obrigada, seja bem-vinda <3

      Excluir
  3. Adorei sua resenha :)
    O livro me pareceu ser bastante interessante , principalmente por se passar em outra época.
    Já o adicionei na minha lista de desejados ...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo sim, Diane :D
      E eu conheço poucos livros que se passam nessa época, isso torna esse livro mais original haha
      Beijos

      Excluir
  4. Fiquei interessada de ler esse livro agora
    Adorei a resenha
    http://diariodabrunamacena.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Bruna, acho que vais gostar muito dele <3
      Beijos

      Excluir
  5. Eu não sabia da existência desse livro, até agora. No entanto, a sua resenha me fisgou. Já quero ler! Acho que não li nada na idade média, fiquei bem curiosa. E ah, sem esquecer de mencionar que só pelo que você citou já curti os personagens. O triste é que tem continuação. rs :(
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também conheci ele um dia desses kk
      Lê sim, acho que vais gostar muito
      Pois é, e o pior é que nem tenho ideia de quando sai essa continuação :(
      Beijos

      Excluir