02/06/2015

{Papo Cristão} Sobre perdoar


Outro dia, eu estava conversando com uma amiga sobre o ato de perdoar e ela me dizia o quanto estava sendo difícil pra ela liberar o perdão para alguém que a tinha magoado muito e o quanto aquilo roubava a sua paz.

Então eu fui procurar na Palavra de Deus algo sobre esse assunto e encontrei tanta coisa, que resolvi compartilhar um pouco aqui com vocês.

Antes de tudo, eu quero dizer que perdoar não é esquecer o ocorrido, muito menos concordar com o que aconteceu. Perdoar é se libertar e libertar o outro de todo sentimento de mágoa e tristeza que aquilo causou.

E o que a Bíblia diz sobre isso?

Um dia, quando seus discípulos o perguntaram sobre o perdão, Jesus contou-lhes uma história, que eu acho muito incrível. Vou tentar resumi-la aqui pra vocês (Leia o texto original na Bíblia em Mateus capítulo 18 e versículos 23-35).

Jesus disse que o Reino dos Céus é como um Rei que resolveu acertar as contas com seus súditos. Um deles lhe devia muito dinheiro, porém não tinha como pagar, então este servo implorou ao Rei um pouco mais de paciência. O Rei ficou muito comovido e perdoou a dívida daquele homem.
O homem saiu feliz e no caminho encontrou alguém que lhe devia um pouco de dinheiro e tratou logo de cobrar a dívida, mas aquele devedor também implorou-lhe um pouco mais de paciência, pois não tinha como pagar, porém o homem sem nenhuma gota de compaixão, mandou prendê-lo por causa da dívida.
Quando o Rei soube do ocorrido mandou chamar o primeiro homem e disse-lhe: - Eu perdoei tudo o que você me devia, você não deveria também perdoar a dívida daquele pobre homem?
E muito indignado com a situação, o Rei mandou que o prendessem até que pagasse toda a sua dívida.

Essa parábola ilustra bem a nossa vida. Nós tínhamos uma dívida imensa, impagável com Deus e Ele simplesmente nos perdoou, então não devemos fazer o mesmo com o nosso próximo? É isso que Deus nos ordena.

Mas perdoar não é fácil...

Eu sei que liberar o perdão para alguém que te fez mal é algo muito difícil, mas isso não quer dizer que seja impossível. Além disso guardar mágoa faz muito mais mal para aquele que guarda.

Tem uma frase de um autor desconhecido (pelo menos, desconhecido por mim :P Se alguém souber quem é o autor, deixa aí nos comentários) bem legal sobre isso:

Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.

É exatamente isso! A angústia, o ressentimento, a tristeza, a raiva, todas essas coisas vão encher o seu coração de escuridão.

E a Bíblia também diz algo sobre isso lá no livro de Hebreus, capítulo 12 e versículo 15:

Tendo cuidado de que nenhuma raiz de amargura. brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

Esse versículo quer dizer que quando você guarda amargura você prejudica a si mesmo e ainda contamina os outros. Ou seja, não vale à pena. Esvazie o seu coração desses sentimentos ruins, existem muitos sentimentos bons que estão esperando só esse espacinho para lhe preencher.

Tá! Mas como eu vou conseguir fazer isso?

Perdoar é uma decisão! Não fique esperando que o sentimento do perdão surja naturalmente no seu coração, porque provavelmente isso não vai acontecer. Ao invés disso, decida perdoar, lute por isso! E se precisar de uma ajudinha extra, conte com Deus, ele com certeza é mestre nesse assunto (e em todos, né?!).

É isso, gente! Espero que esse texto ajude vocês de alguma forma! Qualquer dúvida ou sugestão de outros temas, pode deixar aqui nos comentários.
Beijinhos e fiquem com Deus!

Acompanhe também nas Redes Sociais:
 Instagram - Twitter - Skoob - Facebook - Pinterest 



Postado por Ellem Barboza

Pernambucana, cristã, leitora compulsiva, viciada em música e colecionadora de primaveras e sonhos.



5 comentários

  1. Pode me ajudar um pouco mais neste assunto me dando conselhos ?
    preciso urgente :'( , já não sei mais o que faço .
    te agradeço desde já .A paz do senhor ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Dieine!
      Fala comigo através do e-mail: ellemdiany@gmail.com

      Excluir
  2. Perdoar é mt dificil, principalmente para alguém que te fez mt mal te magoou e brincou com seus sentimentos, já me senti assim e só consegui perdoar e esquecer com a ajuda de Deus. Só ele é quem pode nos ajudar a liberar perdão, amei o texto Ellen!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ana, ainda bem que temos Deus para nos ensinar isso :D
      Beijos

      Excluir
  3. É muito difícil perdoar, mas é necessário pois o ressentimento faz muito mal para nós e só Deus pode nos ajudar a fazer isso. Amei o texto!

    garotacristadiario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir