09/02/2015

{Resenha} Conquista


Conquista é o terceiro livro da trilogia Destino, da Ally Condie, publicado no Brasil pela editora Suma de Letras.

Essa resenha pode conter Spoiler dos dois primeiros livros. Você pode ler a resenha deles aqui: Destino e Travessia.

Esse livro é narrado pelos três personagens principais: Cassia, Ky e Xander.

Cassia está de volta a sociedade, ela participa da Insurreição, mas está infiltrada na sociedade como classificadora. Xander também participa da Insurreição e está infiltrado na sociedade como um Oficial curador e Ky, que também pertence à Insurreição, está em treinamento para ser piloto da própria Insurreição, junto com Indie. Os três estão em lugares diferentes.

A insurreição tem um plano para tomar a sociedade, eles vão distribuir, aos poucos, uma doença conhecida como praga, que só eles tem como curar, então, quando a sociedade não conseguir mais controlar a doença, a Insurreição aparece com a cura e salva todo mundo.


O problema é que, de repente, a Praga se espalha muito rapidamente na sociedade, fazendo a Insurreição agir antes do tempo. E ainda por cima, surge uma mutação da doença, e a Insurreição nem a sociedade tem cura para isso.

Se você deixa a esperança entrar, ela toma conta de você. Ela se alimenta de suas entranhas e usa seus ossos para escalar e crescer. Finalmente, ela se torna a coisa que são seus ossos, que te mantém firme. Que te segura até você não saber mais como viver sem ela.

Eu estou em um dilema entre gostar e não gostar desse livro. Acho que ele foi bem esclarecedor em algumas partes e algumas coisas, como o funcionamento da Praga, foram muito bem abordadas, mas não gostei muito da narrativa.

Como eu já disse, o livro é narrado pelos três protagonistas e isso foi muito bom para que conhecêssemos o ponto de vista dos três e a narrativa não ficasse maçante, mas a única narrativa que me agradou foi a do Xander. Eu já gostava dele nos outros livros e o crescimento dele nesse livro foi surpreendente, eu lia as outras ansiando que chegasse logo a dele. A narrativa do Ky foi boa, mas nada de muito surpreendente. Já a da Cassia, foi muito chata, principalmente no começo. Sério, eu quase parei de ler por causa da narrativa dela, muito cheia de mimimi, sei lá, não gostei.

Eu percebo agora quanta coragem é necessária para escolher a vida que você quer, qualquer que seja ela.

O enredo do livro é bem legal e acho que foi bem desenvolvido, embora eu tenha sentido falta de um pouco mais de ação. muita coisa foi esclarecida, mas também achei que ficaram algumas pontas soltas.

O livro físico é lindo, a capa é muito bonita e expressiva, a diagramação é perfeita, tem páginas amareladas, impecável.

- Você acha que poderia deixar alguém ir, se você achasse que seria o melhor pra ele?
- Não - retruco. - Eu teria que saber que era o melhor para ele.

Enfim, pra quem leu os dois primeiros livros, eu recomendo essa leitura, mas já se prepare pra uma narrativa um tanto cansativa, pelo menos foi o que eu achei.

Nota: 3/5
Vocês já leram esse livro? O que acharam?
Beijos e até a próxima!
Acompanhe também nas Redes Sociais:
 Instagram - Twitter - Skoob - Facebook - Pinterest 

Postado por Ellem Barboza

Pernambucana, cristã, leitora compulsiva, viciada em música e colecionadora de primaveras e sonhos.



6 comentários

  1. Oi Ellem, tudo bem? :)

    No lançamento houveram tantos comentários sobre essa sérei né? Lembro de ter ficado muito curiosa, louca pra ler!
    Mas, então quando comecei a ler o primeiro livro, acabei desanimando da história, nem sequer me lembro exatamente porque =/
    Não sei se voltaria a ler, você ter alertado que a leitura é cansativa e a narrativa em geral me deixou com um pé atrás... mas, quem sabe? Nunca diga nunca! =P haha'

    Beijos Ellem, ;*
    Letras Eternas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Dayane, eu sempre fiquei muito curiosa pra ler essa série e até gostei dos dois primeiros livros, mas esse me desapontou um pouco :/
      Beijos

      Excluir
  2. Ellem que pena que vc concluiu a série sem saber se gostou ou não do livro. Mas enfim foi bom acompanhar sua opinião sobre essa história!!!
    Consegui completar minha trilogia no ano passado e pretendo ler seguida em breve. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu sempre fico muito chateada quando termino um livro e fico sem saber se gostei ahhaha
      Mas o enredo do livro é bem legal e tudo mais, só acho que me decepcionei um pouco :/ Espero que você goste!
      Beijos

      Excluir
  3. Eu li só o primeiro livro da trilogia e até que gostei. Não amei como achei que ia amar, mas fiquei com vontade de ler as continuações. Agora que tudo já foi lançado e os livros vivem de promoção, acho que eu vou pegar para terminar. Vamos ver o que vou achar. =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa história, o que me cansou mesmo foi a narrativa, mas no geral, não me arrependo de ter lido a trilogia :D
      Termina sim e depois me conta o que você achou :D
      Beijos

      Excluir