07/11/2014

{Resenha} Pérola na areia

Olá pessoas lindas :D
Pérola na areia é um livro da escritora Tessa Afshar, publicado no Brasil pela editora BvBooks.


Esse livro é baseado em uma história real, narrada na Bíblia. Ele se passa em uma época antiga, antes de Cristo. Conta-nos a história de Raabe, uma mulher que, aos 15 anos de idade, foi obrigada pelo pai a se tornar prostituta para sustentar a família. Sabemos que naquela época, mulheres que se prostituíam perdiam totalmente a honra e a dignidade. No início, foi bem difícil para Raabe, principalmente por ter sido traída pela própria família, mas depois ela acabou dando um jeito de viver bem com o que fazia, mas jurou em seu coração que nunca mais confiaria em homem nenhum, muito menos abriria o seu coração para o amor.

Aos 26 anos, Raabe vivia uma vida confortável, mas vazia, então ela começou a ouvir falar dos hebreus e das coisas que o deus deles fazia, então ela começa a sentir uma afeição por aquele deus, já que os deuses da sua terra, há muito tempo a haviam desapontado, por causa disso, ela esconde 2 espiões hebreus em sua casa e faz um pacto com eles para que eles deixem ela e a sua família viva, quando derrotarem a sua cidade. Essa derrota não demora muito, esse pacto é cumprido e Raabe e sua família passam a viver com o povo hebreu. Lá ela conhece Salmom, um dos líderes daquele povo, muito cheio de fé e honra (e lindo, claro!), e logo começa a ter sentimentos diferentes por ele, o problema é que Salmom a julga pelo seu passado e está disposto a encontrar apenas uma falha nela e em sua família para que eles sejam expulsos de Israel.

"Nunca uma mulher o deixara tão perplexo ou atraído. Aquele pensamento quase o fez suspirar. Ele queria correr o mais rápido possível na direção contrária, até onde suas pernas o levassem."

Gente, eu conheci Pérola na areia através do Blog da Ana Karla e logo que li a resenha dela, fiquei morrendo de vontade de lê-lo. Eu sempre gostei muito da história de Raabe na Bíblia, principalmente porque ela está incluída na Genealogia de Jesus, mas o relato sobre ela é bem curto e eu sempre tive curiosidade de saber mais, por isso que quando soube desse livro, me apaixonei de cara.

"A sua vida parece ter sido tão difícil; você carregou tantos fardos. Você acha que eu te rejeitaria enquanto Deus te aceita? Se ele enterrou seu passado, eu também o farei."

E a história só me surpreendeu! a escrita da Tessa é ótima, muito viciante.
E não é aquela história de romance bobinha, tem muitos relatos de guerra e muitas partes mais profundas de reflexão. A forma como Raabe vai conseguindo superar os seus traumas é linda. E Salmom é muito fofo, apesar da casca grossa. Adorei as partes sobre Josué! Ele sempre foi um personagem Bíblico que eu admirava e agora, admiro ainda mais, porque a autora conseguiu manter o caráter dele como é narrado na Bíblia. Adorei conhecer os detalhes da cultura e da tradição do povo de Israel na época, muita coisa me era bem familiar, porque eu gosto muito de ler essas histórias da Bíblia, mas também deu pra conhecer um pouco sobre a cultura da terra natal de Raabe, Jericó.
A capa tem tudo a ver com o livro, as expressões das pessoas são exatamente como eu imagino os personagens em alguns momentos. E quando eu entendi o significado do título do livro, eu fiquei muito, mas muito mais encantada ♥.

Eu amei tudo nesse livro, ainda estou totalmente ressacada dele, com certeza foi uma das minhas melhores leituras esse ano, acho que da vida toda também! Eu amei, amei muito e super recomendo. Mesmo que você não seja cristão, vale à pena ler esse livro pela riqueza da narrativa e a beleza da história.

Nota: 5/5 

Espero que vocês tenham gostado da resenha. Alguém aí já leu esse livro? Me conta aqui o que achou :D
Beijos e até a próxima!
Acompanhe também nas Redes Sociais:
 Instagram - Twitter - Skoob - Facebook - Pinterest 

Postado por Ellem Barboza

Pernambucana, cristã, leitora compulsiva, viciada em música e colecionadora de primaveras e sonhos.



13 comentários

  1. Elleeeeem! li esse livro á uns meses atrás e nossa ele é maravilhoso, e o final é tão lindo, tão lindo que não aguentei e chorei na hora das bençãos nossa! Lindo maravilhoso!! um dos melhores do ano!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci ele no teu blog, Ana <3
      Aquele final é a minha parte favorita, quando eles se perguntam como Deus irá usar a descendência deles, porque a gente já sabe o que vai acontecer com os descendentes deles. Ai é lindo demais!!
      Com certeza um dos melhores do ano <3
      Beijos

      Excluir
  2. Olá Ellem ! Conheço meio por cima a história de Raabe e também morro de curiosidade de saber mais ... parece ser um livro bem interessante . Mas eu tenho uma dúvida : a parte bíblica da história foca no real ou é apenas uma adaptação da história ? Tipo , segue o protocolo ou a autora misturou as coisas e deixou a parte mais religiosa de lado ...

    Amei a resenha .. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora utilizou os fatos reais, mas não foca no que já está na Bíblia, ela foca mais nos personagens, nos pensamentos e nas atitudes deles naquele acontecimento bíblico. Tipo, não é a repetição do relato bíblico, sabe?!
      Tem um pano de fundo religioso (até porque seria impossível que não tivesse rs), mas a história vai muito além disso, tem um romance super fofo e uma história linda de 'superação' de traumas e preconceitos.

      Beijos!

      Excluir
  3. Ellem, eu ia mesmo comentar que achava que não seria uma leitura tão legal pra mim porque não conheço as histórias da Bíblia - na parte onde você comentou sobre as passagens que mais gosta. Mas quando você comentou, ali no final, que é uma leitura enriquecedora mesmo para quem não é cristão, me animei de novo (eu sou católica, mas não conheço as histórias da Bíblia). Achei a história do livro magnífica, interessante e bem diferente de tudo o que já vi por aí, e assim que puder vou dar uma chance à leitura. Obrigada por indicar um livro tão "não-popular", o que é muito legal, na maioria das vezes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Gabi, vale muito à pena ler. Claro que quem é acredita em Deus, poderá encontrar um significado muito maior no livro, mas para quem não é muito ligado nisso pode encarar como uma história de ficção/fantasia normal e ainda assim a leitura será muito proveitosa :D
      Dê uma chance a ele sim, acho que você vai gostar!
      Beijos

      Excluir
  4. A premissa por si só é muito instigante. É muito bom ver a superação dos personagens né? a gente acaba "superando" junto e aprendendo. Eu não sou evangélica, nem nada, mas o enredo do livro me cativou muito. Parece ser sem dúvidas um ótimo livro!
    Quero ler!!! haha
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu posso dizer que tirei muitas 'lições' desse livro <3
      é ótimo, ótimo, adorei demais hahah
      Beijos!

      Excluir
  5. Nossa, Ellem! Você acaba de me deixar louca por esse livro *-*
    Adoro livros assim, que se aprofundam mais nos personagens biblícos ♥
    Vou ter que correr pra comprar rsrs
    Adorei a resenha.
    Beijinhos :*

    http://princesas-adoradoras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de histórias assim, então com certeza vai adorar Pérola na areia, é lindo demais :D
      Beijos!

      Excluir
  6. Não deixem de ler Amor de Redenção, mesmo teor, imperdível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor de Redenção já está na minha listinha, todo mundo fala suuper bem dele <3
      Obrigada pela dica.
      Beijos

      Excluir
    2. Tem ebook no MINHATECA, Amor de Redenção, imperdível, inesquecível. QQ coisa te envio no email . Eu pretendo comprar o livro fisico, é dos que temos de ter na estan te . Comprei este Perola e dei de presente a uma amiga . Não li ainda, pois quero comprar o meu. Obrigada pelo ótima resenha.

      Excluir