20/08/2014

Resenha: A Bandeja

Lycia Barros
A Bandeja é um livro da Lycia Barros, republicado agora pela Editora Arqueiro. A primeira edição do livro foi publicada em 2010 (se eu não estiver enganada).
Eu já tinha lido A Bandeja no ano passado (me lembro que rodei TODAS as livrarias da minha cidade para encontrá-lo haha), mas quando vi essa nova edição, com essa capa LINDA, não pude resistir, comprei de novo haha. O bom dessa nova edição é que ela tem cenas extras, por isso valeu muito à pena comprá-la.

Bom, mas vamos à resenha...
A Bandeja conta a história de Angelina, uma garota de 18 anos, criada numa família cristã evangélica, que estava saindo de Petrópolis, uma cidade no interior do Rio de Janeiro, para cursar a faculdade de letras na capital.

Sempre que estiver em dúvida se deveria ou não estar em algum lugar, peça ao Espírito Santo a Sua presença naquele instante. Se não puder senti-lo, ali não é lugar para você estar.

Os desafios da história de Angelina começam logo que ela chega na república e percebe que sua colega de quarto, Michele, é uma menina completamente o oposto dela, daquelas que usam roupas curtíssimas, adoram baladas e fumam maconha. E pra completar, logo no primeiro dia de aula Angelina conhece Alderico - Rico para os íntimos haha - um cara lindo de morrer, que é alguns anos mais velho que ela e, de quebra, seu professor. Os dois se aproximam de algumas formas meio inusitadas e começam a viver um romance daqueles de tirar o fôlego. No meio disso tudo, Angelina começa a ter sonhos bem estranhos, que a princípio, ela não conseguirá entender.

Diferente da primeira vez, ele caminhava por entre as carteiras enquanto falava, fazendo os alunos rirem de vez em quando.Não sei se ele tinha ideia do quanto era encantador. Cada parada dele parecia uma foto, tão lindo ele era. Em certo momento, ele passou pela minha mesa e deixou cair um papel, sem que ninguém visse.Meu estômago embrulhou de nervoso e me senti como se fosse uma criança do quinto ano. Seria realmente para mim? Procurei-o com o olhar para confirmar se era, de fato, para eu abrir. Mas ele me ignorou, continuando a dissertar. Impaciente, abri imediatamente o papel no meu colo, onde estava escrito: MEU ANJO, TE DEVO UM JANTAR.

O problema é que Rico não é cristão (não chega nem perto disso, diga-se de passagem) e os pais de Angelina, que são bem conservadores, nunca iriam aceitá-lo. Angelina também começa a abrir mão de muitos dos seus princípios e valores morais por causa do relacionamento dos dois. Mas ela está completamente apaixonada e não percebe as coisas que ela está deixando pra trás.

Sabe quando você está apaixonada e parece que tem uma manta protegendo seu coração? Pois é, arrancaram minha manta.

Esse livro é incrível, um dos meus favoritos, com certeza. Eu o amei na primeira vez em que li e amei muito mais na segunda. O romance é narrado em primeira pessoa, pela Angelina, então conseguimos viajar mesmo na mente e nos sentimentos da protagonista.
O livro não é sobre religião!!! Não aborda a religiosidade, aquela coisa cheia de dogmas e regras. É muito mais que isso, é sobre o verdadeiro relacionamento com o Criador, é sobre como Deus nos ama não importando o que somos ou o que fazemos. É uma história linda sobre escolhas e recomeços. No livro, o tempo todo, Angelina tem que fazer escolha que definirão o seu futuro, algumas escolhas são bem explícitas outras, bem mais sutis, mas todas com as suas consequências.

Quando plantamos infidelidade, às vezes colhemos solidão.

A Bandeja nos deixa várias reflexões principalmente sobre o que acontece quando se abre mão do que deveria ser mais importante (Família, amigos, princípios, Deus).
Durante a leitura não pude deixar de me lembrar um pouquinho da minha história, de quando eu saí da minha cidade do interior pra estudar na capital. E até me identifiquei um pouquinho com o grupo da Ana (só quem já chegou na metade vai entender haha), quando eu e mais 4 amigos (até o número de pessoas foi igual, que coincidência!!) iniciamos um grupo na faculdade para estudarmos a Bíblia, há uns 5 anos atrás (qualquer dia desses falo um pouco desse grupo aqui, é muito legal).
Enfim, gostei muito com a história da Angelina. Em muitos (muitos mesmo) momentos tive vontade de bater a cabeça dela na parede, e em outros, tive vontade de chorar com ela (coisas que só quem é leitor entende). A escrita da Lycia é ótima (não é novidade pra ninguém que eu sou super fã dela), flui muito bem. Os personagens não são aqueles super perfeitos, todos tem muitos erros, você consegue se identificar com eles. É um daqueles livros que você começa e não consegue mais parar de ler.

-Você me disse uma vez que Deus tinha o melhor para mim. Eu quero o melhor. - Aproximei meus lábios dos dele - Eu quero você!.

Recomendo muito essa leitura, inclusive pra pessoas que não são cristãs, tenho certeza de que vocês não vão se arrepender de lê-lo.
Dei nota 5 pra ele no Skoob e entrou facilmente na lista dos favoritos 
PS1: Me apaixonei pelo Rico
PS2: Me apaixonei pelo Dante também hahah

Por fim, queria deixar uma música pra vocês ouvirem. Ela foi composta pela Isabela Freixo e é baseada na história de Angelina. A música é muito linda e tocante, vale muito à pena ouvir.


É isso gente. Beijos e até a próxima!
Sigam: Instagram - Twitter - Bloglovin - Skoob - Facebook - Pinterest 

Postado por Ellem Barboza

Pernambucana, cristã, leitora compulsiva, viciada em música e colecionadora de primaveras e sonhos.



12 comentários

  1. Amei a Bandeja, é lindo lindo! é um dos meus livros favoritos! e a musica é linda mesmo!


    byanak.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bandeja é lindo demais mesmo e a música é muito perfeita <3
      Obrigada pela visita, Ana.

      Beijos

      Excluir
  2. Amo "A Bandeja", amo a Lycia, amei a resenha e amei ter minha música citada nela! *--*
    Fico muito feliz sempre que alguém diz ser tocado por essa canção, pois foi para isso mesmo que a compus... Para tocar as pessoas com uma mensagem de fé... Afinal, quem nunca precisou de um recomeço??! ;)
    @isabelafreixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra ter a tua visita aqui, Isabela. Amo muito a tua música, desde a primeira vez que ouvi, pude sentir a presença de Deus através dela. Já até decorei de tanto que escuto ahhaha
      PS: Quando você gravar um CD, vou ser uma das primeiras a comprar =D

      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Ellen!
    Esse livro tem uma mensagem linda! Mesmo que a Angelina tenha me irritado em alguns momentos, eu achei a narrativa muito boa e estou curiosa para saber como será o próximo livro. O Dante é muito fofo! Me apaixonei por ele! :)
    Adorei seu blog!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafa!
      Pois é, também estou super ansiosa pra ler o próximo livro dessa coleção.
      Obrigada pela visita e pelo carinho =D

      Beijos

      Excluir
  4. Ellem, também amo esse livro! Que história envolvente e edificante a Lycia criou! E quando pensei que estava surpreendida com a história de Angelina, sou pega pela história de Rico em Entre a mente e o Coração. Se você não leu ainda, tenha certeza que vai se surpreender!

    Beijinhos!
    http://citacaonumclick.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li Entre a mente e o coração, a história é muito linda e muito emocionante.
      Agora vamos esperar pelo livro do Dante <3
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Ameiiiiiiiiiiii!!
    Já vai entrar pra lista também!

    (eu acho que vou à falência em Março HAHSUDHASD)
    beijo grande ✿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito à pena, Daniella, acho que vais gostar muito dele *---*
      Beijos

      Excluir
  6. Parece muito bom, gostei

    Beijos, <3
    Tá rolando um concurso cultural muito legal lá no meu blog, te espero lá!
    http://www.paaradateen.com/2015/06/promocao-witch-presentes-blog-parada.html

    ResponderExcluir